TERMOLIZAÇÃO DAS FARINHAS: É MESMO UMA GRANDE NOVIDADE? - Zini Alimentos

Quando ZINI FLOURS apresenta a seus clientes e visitantes os resultados obtidos com sua tecnologia de tratamento, muitos se surpreendem pelo grande avanço tecnológico obtido.

Grande novidade! Quase nenhum moinho de trigo tinha avançado neste sentido…

Porém vamos ser sinceros e demonstrar alguns antefatos históricos que nos tiram esta primazia.

Até com risco de prejudicar a imagem inovadora da ZINI FLOURS BRASIL, porém contra fatos não há argumentos.

CASO 1 – A farinha tostada dos romanos. Quem visita Pompeia se surpreende com algumas lojas ou restaurantes da época que ainda conservam uma panela de ferro, um batente meio pesado e algumas pás.

Já naquela época era comum moer os grãos, colocar a farinha obtida na panela de ferro sobre fogo à lenha e torrar estas farinhas até que ficassem mais escuras, amareladas ou tostadas.

Era a reação de “maillard” de Júlio César.

Mas porque fazer isto? Esta farinha era utilizada na alimentação infantil pelas mesmas razões pelas quais as mães modernas utilizam as farinhas da Nestlé ou outros alimentos infantis:

  1. A torragem pasteuriza as farinhas, de trigo ou de farro.
  2. A torragem melhora a palatibilidade, eliminando o amargor dos amidos crus que são, parcialmente, convertidos em açúcares.
  3. A torragem melhora a digestibilidade das farinhas, elemento fundamental quando se alimentam crianças ou pessoas de idade.
  4. A torragem torna as farinhas parcialmente solúveis em água ou leite, facilitando o preparo de papas que é a forma ideal para alimentar um bebê ou um idoso.
  5. A torragem enfim pasteuriza as farinhas para serem utilizadas por consumidores sensíveis.

Praticamente os mesmos argumentos que ZINI FLOURS utiliza para apresentar seus produtos ou serviço. Só feito de forma um pouco mais moderna, utilizando equipamentos com tecnologia 4.0.

CASO 2 – Quando Cabral chegou ao Brasil e encontrou uma população de índios bem nutrida, forte e pacífica, descobriu que tinha um produto da terra chamado mandioca que estava na base de alimentação. Porém o que faziam os índios brasileiros em 1500?

Picavam as raízes e as torravam encima de chapas aquecidas quase que pelos mesmos motivos dos romanos. 

a) A torragem faz evaporar o ácido cianídrico que torna incomível a mandioca brava.

b) A torragem tira o amargor do amido e torna a farinha de mandioca bem gostosa.

c) A torragem permite estocar a farinha, transportá-la e utilizá-la em qualquer momento como produto não perecível.

Conclusão da matéria: ZINI FLOURS BRASIL não inventou nada. Só foi aperfeiçoar o que já era sabido por milênios.

26Mar 2020

Tecnologia outrora exclusiva para o Setor Profissional e Institucional Em tempos de COVID-19, todo o esforço da indústria de alimentos para não deixar faltar mercadoria nas gôndolas, é essencial. Neste sentido, a ZINI, uma pequena empresa de alimentos na Zona Norte de São Paulo (SP), tem mantido suas linhas de produção a todo vapor para […]

09Mar 2020

Quando ZINI FLOURS apresenta a seus clientes e visitantes os resultados obtidos com sua tecnologia de tratamento, muitos se surpreendem pelo grande avanço tecnológico obtido. Grande novidade! Quase nenhum moinho de trigo tinha avançado neste sentido… Porém vamos ser sinceros e demonstrar alguns antefatos históricos que nos tiram esta primazia. Até com risco de prejudicar […]

09Mar 2020

Quando se trabalha com tecnologia de vanguarda e inovação, o mais difícil as vezes é conseguir que os outros acreditem nos resultados que foram alcançados. Ciente deste limite e sabendo que não basta comunicar para ter credibilidade, ZINI FLOURS elaborou o projeto “PROVARE PER CREDERE”, que nem precisa ser traduzido.   O cliente profissional em […]

20Fev 2020

Poucas vezes na história se dá crédito ao verdadeiro inventor de uma prática ou, como dizem os engenheiros químicos, processo.   Porém, no caso da “fritura à milanesa” se PRETENDE conhecer o criador, o lugar, as premissas ou motivações que obrigaram a criar esta interessante prática culinária e até o motivo da sua relativamente rápida […]

Zini Alimentos - Farinha de Rosca para Empanar Lipófoba