Polenta para Chefs Domésticos - Zini Alimentos

Saiu uma matéria super interessante sobre a Zini nos seguintes sites: TERRA, ISTO É e ANSA BRASIL.

A empresa de origem italiana Zini Alimentos, tradicionalmente focada em food service (restaurantes, bares, lanchonetes e cozinhas de grande escala), lançou um novo produto para atender à onda dos “chefs domésticos”, profissionais que precisaram adaptar seu trabalho devido ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus.

Empresa italiana lança polenta para chefs domésticos

Trata-se da Lunella, uma polenta pronta e pré-cozida que busca revolucionar alguns conceitos nesse tipo de alimento. “Até pouco tempo atrás, seria impossível encontrar uma polenta pronta macia, com textura e aroma delicados. Uma polenta de qualidade não é dura nem amarga, mas isto depende de um processo de cozimento moderno”, relata Marco Vezzani, diretor técnico da Zini Alimentos.

A empresa foi fundada em Milão, na Itália, em 1956, “justamente com o desafio de produzir um creme de milho cozido – a famosa polenta – que tivesse características exclusivas de sabor, textura e conservação”, segundo Vezzani.

“Portanto, experiência não falta. Mais recentemente, entendemos ser necessário usar deste conhecimento para desenvolver uma embalagem prática e econômica, que permitisse finalizar o prato de forma a dar asas à imaginação, garantindo resultados sempre surpreendentes, até sofisticados”, acrescenta o diretor.

Simples e barata, a polenta é um alimento típico italiano e foi crucial para enfrentar a fome nos momentos de maior necessidade na história do país, desde os tempos da Roma Antiga. A importância do prato aparece na célebre enciclopédia “História Natural”, do naturalista romano Plínio, o Velho (23-79 d.C.), que dizia: “Pulte autem, non pane, vixisse longo tempore Romanos manifestum”.

Ou seja, “Da Polenta, e não do pão, viveram os romanos por longo tempo”. “Talvez Plínio ficasse contente de conhecer a solução que a Zini trouxe para fazer da polenta um produto de rápido preparo, capaz de dar aos pratos uma certa elegância, sem perder de vista a versatilidade e o baixo custo”, conclui Vezzani.

A Zini chegou ao Brasil em 1992 e produz massas frescas (como nhoque e polentas), farinhas para empanar, fibras de trigo e molhos, sempre usando tecnologia italiana. Sua fábrica fica na Zona Norte de São Paulo (SP).

Para conferir as matéria na integra acesse: TERRA, ISTO É e ANSA BRASIL

Zini Alimentos - Farinha de Rosca para Empanar Lipófoba