COM FIOCCOPAN® A TRADIÇÃO MILANESA CHEGA À MODERNIDADE - Zini Alimentos

Diz a tradição que a farinha de rosca é uma invenção italiana, mais precisamente dos milaneses. Porque foi em Milano que foi criada a tecnologia gastronômica dos alimentos fritos e cobertos com farinha obtida de sobras de pão e moído. Daí a conhecida tipificação “à milanesa”.

A farinha obtida a partir de sobras de pão sintetiza um modelo ainda muito utilizado, tanto no ambiente doméstico, como no industrial, mas mostra-se nos dias de hoje nociva à saúde e inadequada para grandes quantidades. As sobras retiradas de padarias, supermercados e outros locais, sem nenhuma precaução, transferidas para “farinheiros” que moem os restos e embalam para vender são proibidos pela legislação moderna. Mofos, bactérias, coliformes fecais, parasitas, dejetos de baratas e ratos, além de outros corpos estranhos (metais, pelos), fatalmente tornam-se presenças indesejáveis no antigo sistema de “reciclagem”. A desuniformidade é outro fator negativo, pois interfere na cor e no aroma, enquanto a gordura é responsável pela rancificação e queima ou aparecimento de pontos queimados. Estas as razões de proibição no Brasil aderindo a legislação internacional.

O “status’ de matéria prima indispensável, com escala de produção para a indústria de alimentação, somente se materializou para a farinha de rosca, ou até melhor, milanesa, com o advento da profissionalização, da tecnologia e a presença de empresas especializadas, como a ZINI ALIMENTOS. Empresa de origem italiana e responsável pela introdução de um processo contínuo e automático para transformação da farinha e trigo em farinha de rosca, executando todas as operações de mistura, cozimento, secagem, torragem, moagem e escolha granulométrica.

O jeito milanês de preparo de alimentos ou “empanamento”, espalhou-se pelo mundo, exigindo contínuo aperfeiçoamento dos produtores de empanados. O consumo de “empanados”, no entanto, ainda encontra resistência nos aspectos nutricional e dietético que consideram a fritura prejudicial a saúde.

Porém, a moderna tecnologia da ZINI BRASIL desenvolveu um tipo especial e diferente de farinha de rosca nomeado FIOCCOPAN® e constitui a resposta definitiva que só uma tecnologia moderna poderia dar. Se conseguiu uma estrutura não porosa, isenta de micro cavernas, diferente de outras tradicionais que tem o defeito de acumular o óleo utilizado durante a fritura.

A já bem conhecida no Brasil característica “lipófoba”. Só com a economia do óleo, FIOCCOPAN® paga seu custo e, mais que isso, reduz sensivelmente o risco a saúde intrínseco das frituras.

A ZINI BRASIL é especialista na fabricação da farinha de empanamento com a marca FIOCCOPAN® e cotada entre as melhores do mercado internacional. Produzida a partir de farinha de trigo especialmente selecionada, é transformada sem adição de estabilizantes ou conservantes químicos, resultando num produto uniformemente amarelado, de variadas granulometrias, conforme as várias aplicações, com baixa taxa de absorção de óleo na fritura, além de ser, na realidade, a primeira farinha “lipófoba”. Possui excelentes níveis microbiológicos.

Também foi escolhida uma formulação “clean label”, eliminando por completo o sal que se  encontra em todas as formulações obsoletas. Como também claramente não tem qualquer gordura adicionada.

O acondicionamento em embalagem industrial de 10/25 kg destina-se a grandes consumidores. A ZINI se preocupa com a disponibilização de um adequado programa de informação e orientação do mercado, mantendo suas instalações à disposição dos clientes. Inclusive o laboratório ZINI LAB e a sala de teste para demonstrações e treinamento a todos os clientes que queiram conhecer esta nova forma de conceber o tema EMPANAMENTO.

Para verificar pessoalmente a revolucionária característica econômica de FIOCCOPAN®, foi elaborado o “CONTRATO DE FORNECIMENTO GRATUITO”. Se o cliente aplicador paga à ZINI o valor do óleo de fritura economizado, FIOCCOPAN® é fornecido gratuitamente. Infelizmente ninguém até agora quis assinar este contrato.

Zini Alimentos - Farinha de Rosca para Empanar Lipófoba