A fritura em óleo é uma das formas mais antigas e saborosas para preparar alimentos. Mas muitos nutricionistas questionam esse método devido ao excesso de calorias da gordura.

Porem, agora existe uma solução moderna que permite voltar a ter as vantagens do empanamento, minimizando os problemas nutricionais. Produzida com exclusividade pela ZINI Brasil, FIOCCOPAN é uma farinha para empanamento que reduz em até 70% a absorção do óleo.

Vale destacar que a fritura é um excelente método de pasteurização. Carne ou peixe são submetidos à temperatura de 200oC, o dobro que a fervura. A troca de calor é direta (condução) e não convecção como nos fornos. Sem falar que a fritura sempre foi o método mais saudável de preparar carnes duvidosas do ponto de vista microbiológico.

empanadoseco

Empanamento que reduz em até 70% a absorção do óleo

O empanamento também preserva a umidade do alimento, que não consegue passar a casca impermeável que se forma em volta do bife ou da verdura. Assim, tem menos calorias e menor custo. Ideal para todos aqueles que vendem a peso.

A qualidade gastronômica é exaltada pela reação de Maillard entre açúcares e proteínas. Não fosse aquela maldita gordura, todo mundo comeria empanado. Com isso, muitos restaurantes se orgulham de não fazer frituras. Até donas de casa tem eliminado os empanados do cardápio da família. Nas escolas se faz campanhas de educação alimentar (legítimas) que pregam esta tese. Tudo correto e entendível. Só que uma nova tecnologia produtiva veio para virar a mesa. O empanamento lipófobo devolve as vantagens da cozinha tradicional, reduzindo em até 70% a ingestão de gordura.