zini

 

O Gnocchi Alla Romana, da Zini Brasil, é um produto capaz de provar que o macarrão não nasceu na China (como em alguns lugares é ensinado), mas sim na Itália. Essa massa que há anos conquista gerações faz parte dos legados da incrível e moderna cultura da “Antiga Roma”.

O prato se mantém até os dias atuais à base de ingredientes da época, como semolina, manteiga, sal e algumas plantas aromáticas.

Na época, a massa era cozida em panelas até formar uma pasta homogênea e cremosa, altamente digestiva como todos os produtos que compunham o que hoje em dia chamamos de “Dieta Mediterrânea”.

O único problema encontrado seria o modo de servir este prato aos cidadãos que jantavam deitados nos triclínios, pois era necessário que os pratos prontos chegassem ao mesmo tempo, quentes, para cada participante do evento.

Daí a necessidade de um segundo cozimento da massa de nhoque, sendo servido em um forno de forma gratinada e com bastante queijo ralado, que hoje ainda é considerado insubstituível.

Eram os chamados nhoques à moda de Roma, em italiano, gnocchi alla romana. Nos anos 70, a Zini Itália quis resgatar esta história marcante e tão gostosa, reinventando um produto que representa exatamente a original massa cozida à base de semolina, porém com muito mais praticidade: já pronta, cozida a vácuo e embalada hermeticamente, pronta para fatiar em rodelas de aproximadamente 1 centímetro de espessura.

Baseada nestas experiências bem antigas e sob orientação técnica da matriz italiana, a Zini Brasil conseguiu apresentar ao mercado brasileiro este prato extremamente moderno, apesar de ter mais de 2 mil anos de história.