Faz algum tempo que a ciência da nutrição vem descobrindo os benefícios de produtos tradicionais consumidos por antigas culturas, que se atualizaram incorporando avançadas tecnologias de produção e conservação.

Este é o caso das massas, um dos pilares da gostosa e saudável “dieta mediterrânea”, especialmente dos nhoques, a mais antiga de todas as massas, consumida desde os tempos dos antigos romanos.

Foto

Sem dúvida, os nhoques de hoje são bem melhores daqueles consumidos 2000 anos atrás pelos imperadores romanos e suas cortes, nos ricos e intermináveis banquetes daquela época, pois contam com uma tecnologia avançada que utiliza processos contínuos sofisticados. É o caso da TURBO TECNOLOGIA VOMM utilizada pela ZINI BRASIL, filial da empresa italiana líder no mercado de massas congeladas na Europa.

 

Essa tecnologia proporciona uma perfeita gelatinização dos amidos e permite obter o produto ideal, um nhoque macio mas que não desmancha. Também permite realizar produtos com a mais alta proporção de batata. Os nhoques de batata ZINI realizam o cozimento integral da farinha de trigo fresca evitando a necessidade de acrescentar gorduras e outros ingredientes utilizados para dar consistência à massa. Desta forma um bom nhoque é:

 

– macio, mas sem desmanchar

– sem gordura

– sem colesterol

– de fácil digestão                                         

 

Outro fator caracterizante da moderna tecnologia, aplicada a produção de nhoque é a possibilidade de conservar o produto, utilizando só meios de tratamento físico, num período de até 6 meses fora da geladeira. O que elimina toda a complexidade da logística em temperatura controlada e economiza bastante no custo final do alimento servido. Portanto, as características marcantes do nhoque PATATO ZINI são:

 

– grande durabilidade: 6 meses em temperatura ambiente

– manutenção do padrão de qualidade para todo o período de validade

– facilidade de fracionar (portion control):

– segurança microbiológica (pasteurização no pré-cozimento, seguido pelo   choque térmico do tratamento físico final)

– rapidez de preparo (2 minutos) – mais práticos que macarrão instantâneo.

Esta última apreciada característica torna os nhoques PATATO ZINI adequados para a mais nova forma de cozinhar hoje: o Fast Food.

Devido a versatilidade de uso, podem ser servidos como prato específico ou como complemento num “plat de resistance”. Produto modernizado, o nhoque está crescendo na aceitação e nos volumes de venda do mercado brasileiro, que já está na ordem de 6000/7000 ton/ano de produção industrial.

 

Mais uma vez a tradição, combinada com a moderna tecnologia, gera produtos que desafiam o tempo. Acontece também com os antigos e bons nhoques, prontos para enfrentar ainda muitos séculos de história da gastronomia.